sexta-feira, 1 de maio de 2009

11.700 ha Norte de Minas

 

Fazenda cinematografica a venda em Minas Gerais



Fazenda a venda em Minas Gerais, Brasil

Área total de 11.700 hectares ou 2.417 alquires mineiros (4.84 X ha). São 5.200 hectares de capim (80% braquearão e 20% braquearinha), divididos em 400 pastos, 335 km de cercas internas totalizando 400 km totais de cercas, 80.000 de tubulação de água, 154 bebedouros, 5 currais (1 curral central de 5.000 m²) totalmente equipado com embarcador, tronco, balança para 10 bois adultos, 16 repartições com calçamento e bebedouro e muito mais. Tropa com 70 cavalos, reprodutores e éguas para uso no trabalho, maioria manga-larga marchador. Muitos maquinarios, como tratores, plantadeiras etc..,. São 20 casas de funcionários, todas de 2/4, 50 m² cada com sala, cozinha, banheiro e varanda, escola municipal, posto médico, hotel, açougue, restaurante, bares, mercearia, campo de pouso, igreja e até orelhão. Oficina com várias maquinas e equipamentos, como prensa, policorte, compressor, maquina de solda, maquina vulcanizadora, lixadeira, torno manual, macaco jacaré e mais de 100 ferramentas. Possui uma serraria composta por 3 motores de 12 HP trifásicos, devido ao vasto potencial de madeira nativa que abastece a fazenda para cercas, porteiras, vigas, cochos e afins. 8 baias para cavalos com pasto próprio, campo de pouso com 900 m de extensão e 40 m de largura totalmente cercado. A casa sede possui 400m², 4 suítes, piscina com área total de 6.000m². Região forte na criação de Nelore. Possui georeferenciamento e análise de solo. Solicite maiores detalhes, fotos e cópias de documentos. Somente com carta de Intenção de Compra. Especuladores, não percam o seu tempo.


Compra e venda de imóveis em Uberlândia e região do Triângulo Mineiro. Casas, apartamentos, coberturas, sobrados, terrenos, áreas, fazendas, sítios, chácaras, condomínio fechado, imóveis comerciais. Entre em contato!

Thiago Krossin Corretor de Imóveis - Uberlândia/MG -

CRECI: PF 18.236 4º Região

Tel.: (34) 9960-6583 CTBC* / (34) 8826-3287 OI* / (34) 9149-9030 TIM*

Os valores e imóveis divulgados deverão ser confirmados, pois estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

MSN:imoveisthiago@hotmail.com
E-mail: vendas@thiagocorretor.com.br

www.thiagocorretor.com.br

 

Com referência a propriedade acima caracterizada, temos a comentar os seguintes aspectos quanto ao uso das pastagens e trato do rebanho na época seca do ano:

 

1)    A fazenda está situada no Norte de MG, com chuvas em torno de 1.000 mm/ano, concentradas no período de outubro a março, temperaturas entre 15 º a 35º C.

 

2)    É uma fazenda bastante vocacionada à exploração da bovinocultura de corte. Possui solos de mediana a elevada fertilidade, topografia plana e levemente ondulada, onde predominam as gramíneas da espécie Brachiaria brisanta, em piquetes de 20 a 50 ha, todos com acesso a bebedouros e cochos para minerais.

 

3)    Na época seca do ano, que vai de abril a setembro, as seguintes alternativas são usadas para suplementação do rebanho:

 

a)     Pastagens diferidas (a mais usada):  parte das áreas de brachiaria sofrem um pastejo leve em janeiro e fevereiro, e são reservadas para a seca. Como não ocorrem chuvas no período de abril a setembro, essas pastagens são fenadas naturalmente (feno em pé), e utilizadas pelo rebanho. As brachiarias têm uma característica importante de manter a digestibilidade mesmo quando secas. Diminuem os teores de proteína que são corrigidas com uso de misturas múltiplas contendo sais minerais mais cerca de 30% de uréia. Com isso, mantêm-se os teores de proteína no rumem próximos de 7%, proporcionando mantença e mesmo ligeiros  ganhos em peso nessa época seca.

 

b)     Outra alternativa seria o uso de cana de açúcar irrigada. A região possui um grande potencial de água subterrânea . Há possibilidades de poços tubulares com vazões superiores a 50m³/hora (existem poços de 250 m³/hora). A título de exemplo, um poço com uma vazão de 50m³/hora teria água suficiente para irrigar uma área em torno de 15 ha de cana, com uma produtividade em torno de 150t/ha. Esses 12 ha seriam suficientes para suplementar cerca de 1.900 bois (cana picada mais 1% de uréia) durante 60 dias, com um consumo de 20kg de cana/cab/dia.

 

c)      Uma outra alternativa seria o uso da fenação de áreas de pastagens com uso de ceifadeiras, esparramadores-enleiradores, e equipamentos de feno em rolo. Esses rolos de tamanho variável (150 a 400 kg) são armazenados ao tempo (sem necessidade de galpões ou lonas) e usados pelo rebanho durante a seca e na transição do período seco para o chuvoso. Um ha de campo de feno (pastagem reservada novembro e fenada em  dezembro/janeiro) teria condições de produzir cerca de 6 t de feno em 2 cortes, suficientes  para suplementar 10 bois durante 60 dias. Para 2.000 bois seriam necessários 200 ha.

 

d)     Ainda uma outra alternativa seria o uso de silagem de sorgo. O sorgo é uma cultura bem adaptada à região, muito resistente à seca. Um ha de sorgo produz cerca de 40 t de silagem, sendo suficiente para suplementar cerca de 30 bois durante 60 dias.

 

e)     O recomendável seria fazer uma associação dessas alternativas, e um programa estratégico para suplementação do rebanho na seca.

 

 ESTUDO REALIZADO POR CONCEITUADA EMPRESA DE CONSULTORIA RUARL.

 

 

Nenhum comentário: